Ana Salgueiro Teatro - Aveiro

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Método de Jerzy Grotwosky

Durante quase um ano, de Outubro de 1993 a Julho de 1994 frequentei o estágio orientado por Christinne de Villepoix e José Filipe Pereira (o qual esteve mais tarde ao leme do Performas), no Acto - Instituto de Arte Dramática, na altura residente nas instalações da ACAV - Associação de Arte e Cultura de Aveiro. Baseado no método das ações físicas de Grotwosky.

Todos os dias das 19 horas às 23 horas (eu não tinha filhos nessa altura).

Metade da aula exercícios físicos, metade da aula voz e representação.

O rigor, a preserverança, o trabalho árduo para obter resultados, e, mais uma vez, o respeito pelo outro, a luta leal com o outro.

Ao fim de um ano eu fazia pinos, cambalhotas que julgava impossíveis e tinha uma relacionamento com o meu corpo, comigo e com os outros para além do que julgava possível. Uma flexibilidade que não tinha conhecido antes. Abertura, coração ao largo e ao alto e uma imensa fúria de viver. Respirando com calma.

Não era dos mais novos do grupo, mas entreguei-me de corpo e alma ao 'treino'. Visto de longe, de fora, pode parecer rídiculo. Mas depois percebi ser das coisas mais sérias do mundo.

O método físico está largamente documentado na internet (coloco aqui alguns videos), não o descrevo aqui completamente, mas posso dizer que é imenso e complexo. E ao mesmo tempo muito simples, indo buscar vários tipos de treino, das artes marciais ao yoga.

Depois deste treino, cantar e representar é absolutamente natural e orgânico.

Os meus mentores foram rigorosos, pois reconheço nestes videos os exercícios tal como os fazíamos.

Reaprender o corpo que se encolheu e atrofiou ao longo de séculos, descobrir instintos precisos e adormecidos, descobrir onde reside a nossa força interior.

Olhando para estes exercícios, parecem insignificantes. Mas sendo repetidos até à exaustão, oferecidos ao outro, jogados com o outro, deixando cair a vaidade do actor, lapidando a vontade de mostrar e apenas fazendo, são pequenas pedras preciosas. Fazendo, trabalhando, noite após noite.

E conseguindo chegar lá, a um outro lugar do conhecimento de nós e dos outros.

Aplico-o, à minha escala,  no que transmito, em alguns exercícios.

Não sei mais do que qualquer pessoa, mas sei o que aprendi e partilho-o.

E de algum modo, estes ensinamentos físicos, estão lá, em tudo o que faço.

Em tudo mesmo. E a memória que deixaram no corpo vale muito mais do que ouro.



Exercícios: https://www.youtube.com/watch?v=kNzESIKUQhw
Exercícios:  https://www.youtube.com/watch?v=s8dj4awiMJY
Mais exercícios: https://www.youtube.com/watch?v=S97jHiIz6lU







2 comentários:

  1. Belo, Ana. Gostava de ter estado lá nesses anos. Ter experimentado. Identifico-me com as tuas palavras. Obrigada por as partilhares*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Carolina. E já sabia que perceberias tudo, tudinho.

    ResponderEliminar