Curriculum Vitae
Ana Salgueiro
Na área artística do teatro (escrita para teatro,
encenação e atuação)
A - Habilitações académicas
Frequência do segundo ano do mestrado em
Artes Cénicas – Teatro pela ESMAE, especialidade interpretação e encenação, com
aprovação no primeiro semestre e que será concluído em 2019, com um projeto de
mestrado agora entregue.
B - Experiência profissional
Desenvolvimento de trabalho artístico ao
longo do ano letivo de 2017-2018 no desenvolvimento dos trabalhos requeridos no
curso de Pós-Graduação de Práticas Artísticas e Comunidades da ESMAE.
Atualmente leciono aulas de teatro na
escola MUSA - Escola de Música e Artes de Aveiro, a três turmas, crianças,
jovens e adultos. No final do ano (e em diversas situações intermédias) cada
grupo apresenta o seu espetáculo, fruto do projeto ou dos projetos
desenvolvidos ao longo do ano. Já leciono teatro nessa escola desde 2008.
Lecionei diversos cursos de expressão
dramática entre 1997 e 2007.
Participei como atriz em peças de teatro
nos grupos GRETUA – Grupo Experimental de Teatro de Aveiro, entre 1986 e 1991; EFÉMERO
– Companhia de Teatro de Aveiro, entre 1991 e 1997 e CETA – Círculo
Experimental de Teatro de Aveiro, entre 2007 e 2016.
Encenei várias peças de teatro no CETA –
Círculo Experimental de Teatro de Aveiro entre 1997 e 2016.
Escrevi várias peças de teatro que foram
representadas no CETA.
Mais recentemente tenho escrito para peças
de teatro representadas na MUSA, adaptando dramaturgicamente textos conhecidos
ou criando textos originais, para todas as classes (idades).
Tenho-me dedicado a colocar toda a informação
referente ao trabalho artístico produzido em
E ainda um site onde tenho vindo a colocar
todas a informação sobre o projeto comunitário desenvolvido no segundo semestre
de 2017/2018 no curso de Pós-Graduação em Práticas Artísticas e Comunidades.
C - Participação na elaboração, operacionalização ou acompanhamento de
projetos ou programas em domínios de interesse para o ensino superior.
Para além de experiência no
desenvolvimento de vários projetos de investigação no âmbito da minha atividade
profissional, destaco as experiências que têm mais sentido no âmbito desta
candidatura:
A coordenação de vários grupos, alguns
complexos, na encenação de peças de teatro, tendo concluído todos os projetos.
O projeto os Cagaréus, apresentado como
trabalho de 2º semestre na Pós-Graduação, com duas apresentações públicas, cujas
sementes foram lançadas para que seja um projeto de continuidade.
D - Publicação/atividade artística, artigos e comunicações em seminários e
congressos;
Participação como convidada em vários
eventos informais relacionados com teatro, em Aveiro. Escreveu e publicou dois
livros associados a duas peças de teatro representadas no CETA, respetivamente
O Rapaz Bicicleta e Agustina e a Felicidade, em 2011 e 2016
E – Descrição detalhada de atividades na área do teatro, por ordem
cronológica
Iniciou a sua actividade
teatral no Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GRETUA) em
1986, tendo trabalhado como actriz em:
“Le
Nouveau Cygne de Pierre” – 1988, de Pascal Jouan, com encenação de Rui Sérgio;
“A
Fera” – 1989, de Charles Marowitz a partir de “A Fera Amansada” de Shakespeare,
com encenação de Isabel Alves;
“O
Café” – 1990, de Rainer Werner Fassbinder, com encenação de João Paulo Costa;
“Alice
no País das Maravilhas” – 1992, adaptada da obra de Lewis Carrol, com encenação
de Pedro Wilson;
e
“Crash” – 1993, a partir da obra “Morte de um Caixeiro Viajante” de Arthur
Miller, com encenação de João Brás.
Participou no projecto
musical “User Ego” de José Geraldo, José Vaz Simão e João Brás – Aveiro 1990,
como cantora.
De Outubro de 1993 a Julho
de 1994 frequentou o estágio orientado por Christine de Villepoix e José Filipe
no “Acto – Instituto de Arte Dramática” de Estarreja, na altura residente na
ACAV – Associação de Arte e Cultura de Aveiro, com base no método das Acções
Físicas de Grotowvski.
Profissionalizou-se em
1994 com “A Alma Atlântica” – a partir de uma colagem de textos de Zurara,
Oliveira Martins, Camões, Fernando Dacosta, Olga Gonçalves, Lídia Jorge e João
de Melo – no grupo de teatro “Pé de Vento” no Porto, sob a direcção de João
Luís.
Em 1995 entrou para a
companhia profissional “Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro” onde trabalhou
como actriz profissional em:
“Mas
Afinal quem é o Frank?” – 1995, a partir das obras “Auto da Barca do Inferno”
de Gil Vicente e “Rei Ubu” de Alfred Jarry, com encenação de Carlos Fragateiro
e
“Em Busca do Filho Perdido” – 1996, história para crianças ‘de todas as idades’
de João Brás, José Geraldo e Pedro Andrade, com encenação de José Geraldo.
Participou no ‘workshop’
sobre escrita para teatro, na “Efémero”, denominado de ‘Fronteiras’ pelo
dramaturgo belga Daniel Simon, em Setembro de 1995.
Fez parte do Juri no XVII
Encontro de Teatro na Escola, que decorreu de 26 a 30 de Abril de 1996 na
Escola Secundária José Estevão em Aveiro.
De Novembro de 1996 a Janeiro
de 1997 realizou um trabalho individual de expressão dramática direccionado
para a harmonização entre as expressões vocal e corporal, com o vocalista da
banda “Anger” de Aveiro.
Membro fundador da
Associação ‘Sem Rede – Grupo de Artes e Ideias de Animação Cultural’, com sede
em Aveiro no Edifício da ACAV (Associação de Arte e Cultura de Aveiro), em Janeiro
de 1997.
De Janeiro a Junho de
1997 encenou a peça “On a volé la lune” de Jean Paul Àlegre no Círculo
Experimental de Teatro de Aveiro (CETA).
De Julho de 1999 a Outubro
de 1999 encenou e foi responsável pela dramaturgia de uma adaptação da peça
“Falar verdade a mentir” de Almeida Garret, no grupo cultural “Semente” de
Eixo.
Em Outubro de 1999
participa no projecto da Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro para o ano de
1999/2000, elaborando o capítulo referente a “formação”.
Em Dezembro de 1999 e no
seio do “Sem Rede” integrou o grupo criador e o elenco da peça para crianças
“Fresco, Tainha e as Prendas da Rainha”, tendo sido realizados 16 espectáculos
em Aveiro.
De 17 a 20 de Abril de
2000 participou no Workshop de sapateado, ministrado pelo professor Michel de
Roubaix, organizado pela Companhia de Dança de Aveiro e realizado no Estaleiro
Teatral de Aveiro.
De 15 a 25 de Maio de
2000 participou no Workshop Artes do Circo e Dança Contemporânea, ministrado
pela professora Noelle Dalsace, organizado pelo Estaleiro Teatral de Aveiro e
realizado no mesmo.
No seio do “Sem Rede”
integrou o grupo criador e o elenco do quadro intitulado ‘It’s time to travel”
e que foi apresentado no espectáculo de beneficência ‘Vamos Fazer Sorrir
Moçambique’ e que se realizou nos dias 26 e 27 de Maio de 2000 no Teatro
Aveirense.
Programou e realizou, em
conjunto com outros elementos do “Sem Rede” um trabalho de animação de rua para
o “Dia da Cidade sem Carros” em 22 de Setembro de 2000.
Fez parte do júri do
festival da canção de Eixo em 2000.
Em Dezembro de 2000 e no
seio do “Sem Rede” integra o grupo criador e o elenco da peça para crianças
“Família Feliz”, tendo sido responsável pela história. Foram realizados 9
espectáculos em Aveiro.
Em Junho de 2001
preparou, juntamente com ZéTó Rodrigues , um espectáculo intitulado ‘O João
Pestana dos Sete Instrumentos’, baseado numa história de Hans Christiensen
Andersen. O espectáculo pretendeu ser fortemente interactivo com o público
infantil e conjugar o teatro com músicas e canções. Foram realizados cerca de
20 espectáculos no distrito de Aveiro.
De Abril a Maio de 2001,
realizou o I Curso de Iniciação à Expressão Dramática na ACAV- Associação de
Arte e Cultura de Aveiro.
De Junho a Julho de 2001,
realizou o II Curso de Iniciação à Expressão Dramática na ACAV- Associação de
Arte e Cultura de Aveiro.
Em Junho de 2001 preparou
um pequeno espectáculo para ser realizado pelas crianças do ATL da ACAV
intitulado ‘Alice no País das Maravilhas’.
Em Setembro de 2001
preparou uma animação de rua para o Dia da Cidade Sem Carros em Aveiro, em que
actuaram elementos da ACAV do curso de Expressão Dramática.
De Outubro a Dezembro de
2001, realizou um Curso de Iniciação à Expressão Dramática na casa da Juventude
de Aveiro.
Em Novembro e Dezembro de
2001 escreve a peça infantil ‘A História de Papiniano e do Pirata Torniquete
Malagueta’ que foi representada em Dezembro de 2001 pelo CETA – Circulo
Experimental de Teatro de Aveiro e em Dezembro de 2002 pelo grupo de Teatro da
Santa Casa da Misericórdia de Vagos, ambos com encenação de Joaquim Vargas.
De Outubro a Dezembro de
2002, realizou o I Curso de Aperfeiçoamento de Expressão Dramática intitulado
‘Dramatizar a Poesia’ na ACAV, Associação de Arte e Cultura de Aveiro. O
trabalho final foi apresentado no Instituto da Juventude de Aveiro, em Junho de
2004.
Ao longo de 2003 encenou
uma peça no CETA – Circulo Experimental de Teatro de Aveiro, com o título ‘Uma
Tricana no Espaço’, a partir de um texto da sua autoria, com contribuições de
Bernardo Santareno, António Gedeão e Rosa Maria Oliveira.
De Abril de 2004 a Julho
de 2004 realizou o II Curso de Aperfeiçoamento de Expressão Dramática
intitulado ‘O corpo, a música e o resto’, na Associação de Arte e Cultura de
Aveiro. O trabalho final foi apresentado no Instituto da Juventude de Aveiro,
no dia 4 de Julho de 2004.
Em Fevereiro de 2005
participou no workshop ‘Danças Sevilhanas’ organizado pela ACAV, com a
formadora Helena, do Grupo de danças sevilhanas de Lisboa.´
De Março a Abril de 2005
participou no workshop ‘Fotografia – Meio e Processos’ orientado por Manuel
Teixeira, organizado pela ACAV, Associação de Arte e Cultura de Aveiro.
De Setembro de 2005 a Novembro
de 2005, encenou a peça ‘Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles’ da autoria de Sérgio
Godinho, no CETA – Círculo experimental de teatro de Aveiro.
De Maio ao de 2006 a Junho
de 2006 orientou um Curso de Expressão Dramática na ACAV, Associação de Arte e Cultura
de Aveiro que originou um espectáculo final com o título: ‘How Beautiful Can a
Being Be’, representado no CETA em Junho de 2006.
De Setembro de 2006 a Novembro
de 2006, encenou a peça ‘Agustina e a Felicidade’, um texto da sua autoria, no
CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro.
De Setembro de 2007 a Novembro
de 2007, encenou a peça ‘Polegarzinho’, de João Paulo Seara Cardoso no CETA –
Círculo Experimental de Teatro de Aveiro.
De Janeiro de 2008 a Junho
de 2008, orientou um Curso de Expressão Dramática na Musa - Escola de Música e
Artes de Aveiro, que originou um espectáculo final com o título: ‘Lembras-te
Bárbara’, representado no CETA em Junho de 2007.
De Janeiro de 2009 a Junho
de 2009, orientou um Curso de Expressão Dramática na Musa - Escoal de Música e
Artes de Aveiro, que originou um espectáculo final com o título: ‘Shake, Shake,
Shake’, representado no Teatro Aveirense em Abril de 2009 e no CETA em Junho de
2009.
De Setembro de 2009 a Novembro
de 2009, encenou a peça ‘Mulheres’ levada à cena no CETA, espectáculo concebido
a partir de textos de vários autores.
De Janeiro de 2010 a Junho
de 2010 orientou um Curso de Expressão Dramática na Musa - Escola de Música e
Artes de Aveiro, que originou um espectáculo final com o título: ‘O Capuchinho
Vermelho’.
Orientou um Curso de
Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, para a audição Final de
2011, com o título: ‘O Teatro foi à Rádio e pediu um Disco’.
Encenou a peça "Ó
Diabo" a partir de "O Auto dos Moliceiros" de Mario Castrim do livro
"Contar e Cardar", levada à cena pelo CETA, em 2011.
Encenou a peça "O
Rapaz Bicicleta - uma história de amor", uma história de sua autoria,
levada à cena pelo CETA, em 2011. Esta história foi mais tarde publicada com o apoio do
CETA e do INATEL.
Orientou um Curso de
Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, para a audição Final de
2011, com o título: ‘Momentos de Teatro’.
Orientou um Curso de
Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que deu origem ao
espetáculo, no final de 2013: 'A machada, machadinha do José e da Joaquina'.
Encenou a peça "O
Incrível Sonho do Rapaz Bicicleta", uma história de sua autoria, no final
de 2013, levada à cena pelo CETA.
Orientou um Curso de
Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que deu origem ao espetáculo,
no final de 2014: 'A Magia do Teatro'.
Orientou uma classe de
teatro para crianças na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro durante o ano
de 2015, que entre vários pequenos espetáculos e atuações apresentou no GRETUA
o espetáculo final 'Ulisses do outro lado do Espelho', um texto da sua autoria.
Iniciou a formação da
classe para adultos 'Teatrália' que apresentou um primeiro espetáculo no
biscoito no dia mundial do teatro de 2015.
Orientou uma classe de
teatro para crianças tendo a mesma classe apresentado um espetáculo, 'A
história de Ira', criação coletiva, sua e das crianças, por ocasião do
Halloween, em 2015
Em 2015 orientou a turma
de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final
da escola, intitulada ‘Musas’.
Em 2016 orientou a turma
de adultos na preparação e apresentação de um espetáculo no dia mundial do
teatro.
Participou como atriz na
Peça ‘Sete Pecados Capitais’ da autoria de Graça Morais, que esteve em cena no
CETA de fevereiro a abril de 2016.
Em 2016 escreveu uma peça
para a turma de adultos intitulada ‘As musas do Farol’ que foi representada no
Gretua em julho de 2016 e no Ceta em Outubro de 2016.
Em 2016 orientou a turma
de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final
da escola, intitulada ‘Cartoons’.
Encenou a peça “Agustina
e a Felicidade” em novo formato, que esteve em cena no CETA de dezembro de 2016
a janeiro de 2017.
Em 2017 orientou a turma
de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final da
escola, intitulada ‘Heroes’.
Em 2017, orientou a
classe de crianças na preparação e representação das peças ‘A Barafunda’ de
Afonso Cruz e a ‘Cinderela’, de João Paulo Seara Cardoso, no Ceta.
Em 2017 escreveu uma
adaptação da peça Peer Gynth de Ibsen, e encenou essa mesma peça tendo sido
representada pela classe de Teatro de adultos no Gretua em julho de 2017 e na
Efémero em novembro de 2017.
Em 2018 orientou a turma
de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final
da escola, intitulada ‘o Mar’.
Em 2018 orientou a
criação coletiva da turma de adultos intitulada ‘POP-Que estrada é esta?’, que
foi representada no Gretua em julho de 2018 e foi representada na Efémero em 12
de outubro de 2018.
Em 2018 orientou a
criação coletiva da turma de crianças e jovens, a partir do tema da agressão na
escola, que foi representada no Gretua em julho de 2018.
Preparou um espetáculo
comemorativo dos 50 anos do CETA que foi apresentado em março de 2019 no CETA,
utilizando uma composição de peças em que participou no CETA, de diversas
formas.
Em 2019 orientou a turma
de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final
da escola, intitulada ‘Lua’.
Em 2019 orientou a
criação coletiva da turma de crianças e jovens, na peça ‘Alice do outro Lado do
Espelho’ de Louis Carrol que foi apresentada na Efémero em 28 e 29 de julho de
2018.
Em 2019 orientou a turma
de adultos na peça ‘Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny’ de Bertold Brecht
que foi apresentada na Efémero em 5 e 6 de julho de 2019.
Em 2019 apresentou a peça
‘Alexandrina, um Lugar Comum’, um texto de sua autoria, encenado e representado
por si, como projeto final de mestrado em Artes Cénicas, especialidade em
Interpretação e Direção Artística e que foi apresentado na Efémero nos dias 13
e 14 de setembro de 2019.