Ana Salgueiro Teatro - Aveiro

Currículo


Curriculum Vitae 
Ana Salgueiro
Na área artística do teatro (escrita para teatro, encenação e atuação)

A - Habilitações académicas
Frequência do segundo ano do mestrado em Artes Cénicas – Teatro pela ESMAE, especialidade interpretação e encenação, com aprovação no primeiro semestre e que será concluído em 2019, com um projeto de mestrado agora entregue. 

B - Experiência profissional

Desenvolvimento de trabalho artístico ao longo do ano letivo de 2017-2018 no desenvolvimento dos trabalhos requeridos no curso de Pós-Graduação de Práticas Artísticas e Comunidades da ESMAE.

Atualmente leciono aulas de teatro na escola MUSA - Escola de Música e Artes de Aveiro, a três turmas, crianças, jovens e adultos. No final do ano (e em diversas situações intermédias) cada grupo apresenta o seu espetáculo, fruto do projeto ou dos projetos desenvolvidos ao longo do ano. Já leciono teatro nessa escola desde 2008.

Lecionei diversos cursos de expressão dramática entre 1997 e 2007.
Participei como atriz em peças de teatro nos grupos GRETUA – Grupo Experimental de Teatro de Aveiro, entre 1986 e 1991; EFÉMERO – Companhia de Teatro de Aveiro, entre 1991 e 1997 e CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro, entre 2007 e 2016.
Encenei várias peças de teatro no CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro entre 1997 e 2016.
Escrevi várias peças de teatro que foram representadas no CETA.
Mais recentemente tenho escrito para peças de teatro representadas na MUSA, adaptando dramaturgicamente textos conhecidos ou criando textos originais, para todas as classes (idades).

Tenho-me dedicado a colocar toda a informação referente ao trabalho artístico produzido em
E ainda um site onde tenho vindo a colocar todas a informação sobre o projeto comunitário desenvolvido no segundo semestre de 2017/2018 no curso de Pós-Graduação em Práticas Artísticas e Comunidades.


C - Participação na elaboração, operacionalização ou acompanhamento de projetos ou programas em domínios de interesse para o ensino superior.
Para além de experiência no desenvolvimento de vários projetos de investigação no âmbito da minha atividade profissional, destaco as experiências que têm mais sentido no âmbito desta candidatura:
A coordenação de vários grupos, alguns complexos, na encenação de peças de teatro, tendo concluído todos os projetos.
O projeto os Cagaréus, apresentado como trabalho de 2º semestre na Pós-Graduação, com duas apresentações públicas, cujas sementes foram lançadas para que seja um projeto de continuidade.


D - Publicação/atividade artística, artigos e comunicações em seminários e congressos;
Participação como convidada em vários eventos informais relacionados com teatro, em Aveiro. Escreveu e publicou dois livros associados a duas peças de teatro representadas no CETA, respetivamente O Rapaz Bicicleta e Agustina e a Felicidade, em 2011 e 2016 

E – Descrição detalhada de atividades na área do teatro, por ordem cronológica
Iniciou a sua actividade teatral no Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GRETUA) em 1986, tendo trabalhado como actriz em:
“Le Nouveau Cygne de Pierre” – 1988, de Pascal Jouan, com encenação de Rui Sérgio;
“A Fera” – 1989, de Charles Marowitz a partir de “A Fera Amansada” de Shakespeare, com encenação de Isabel Alves;
“O Café” – 1990, de Rainer Werner Fassbinder, com encenação de João Paulo Costa;
“Alice no País das Maravilhas” – 1992, adaptada da obra de Lewis Carrol, com encenação de Pedro Wilson;
e “Crash” – 1993, a partir da obra “Morte de um Caixeiro Viajante” de Arthur Miller, com encenação de João Brás.

Participou no projecto musical “User Ego” de José Geraldo, José Vaz Simão e João Brás – Aveiro 1990, como cantora.

De Outubro de 1993 a Julho de 1994 frequentou o estágio orientado por Christine de Villepoix e José Filipe no “Acto – Instituto de Arte Dramática” de Estarreja, na altura residente na ACAV – Associação de Arte e Cultura de Aveiro, com base no método das Acções Físicas de Grotowvski.

Profissionalizou-se em 1994 com “A Alma Atlântica” – a partir de uma colagem de textos de Zurara, Oliveira Martins, Camões, Fernando Dacosta, Olga Gonçalves, Lídia Jorge e João de Melo – no grupo de teatro “Pé de Vento” no Porto, sob a direcção de João Luís.

Em 1995 entrou para a companhia profissional “Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro” onde trabalhou como actriz profissional em:
“Mas Afinal quem é o Frank?” – 1995, a partir das obras “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente e “Rei Ubu” de Alfred Jarry, com encenação de Carlos Fragateiro
e “Em Busca do Filho Perdido” – 1996, história para crianças ‘de todas as idades’ de João Brás, José Geraldo e Pedro Andrade, com encenação de José Geraldo.

Participou no ‘workshop’ sobre escrita para teatro, na “Efémero”, denominado de ‘Fronteiras’ pelo dramaturgo belga Daniel Simon, em Setembro de 1995.

Fez parte do Juri no XVII Encontro de Teatro na Escola, que decorreu de 26 a 30 de Abril de 1996 na Escola Secundária José Estevão em Aveiro.

De Novembro de 1996 a Janeiro de 1997 realizou um trabalho individual de expressão dramática direccionado para a harmonização entre as expressões vocal e corporal, com o vocalista da banda “Anger” de Aveiro.

Membro fundador da Associação ‘Sem Rede – Grupo de Artes e Ideias de Animação Cultural’, com sede em Aveiro no Edifício da ACAV (Associação de Arte e Cultura de Aveiro), em Janeiro de 1997.

De Janeiro a Junho de 1997 encenou a peça “On a volé la lune” de Jean Paul Àlegre no Círculo Experimental de Teatro de Aveiro (CETA).

De Julho de 1999 a Outubro de 1999 encenou e foi responsável pela dramaturgia de uma adaptação da peça “Falar verdade a mentir” de Almeida Garret, no grupo cultural “Semente” de Eixo.

Em Outubro de 1999 participa no projecto da Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro para o ano de 1999/2000, elaborando o capítulo referente a “formação”.

Em Dezembro de 1999 e no seio do “Sem Rede” integrou o grupo criador e o elenco da peça para crianças “Fresco, Tainha e as Prendas da Rainha”, tendo sido realizados 16 espectáculos em Aveiro.

De 17 a 20 de Abril de 2000 participou no Workshop de sapateado, ministrado pelo professor Michel de Roubaix, organizado pela Companhia de Dança de Aveiro e realizado no Estaleiro Teatral de Aveiro.

De 15 a 25 de Maio de 2000 participou no Workshop Artes do Circo e Dança Contemporânea, ministrado pela professora Noelle Dalsace, organizado pelo Estaleiro Teatral de Aveiro e realizado no mesmo.

No seio do “Sem Rede” integrou o grupo criador e o elenco do quadro intitulado ‘It’s time to travel” e que foi apresentado no espectáculo de beneficência ‘Vamos Fazer Sorrir Moçambique’ e que se realizou nos dias 26 e 27 de Maio de 2000 no Teatro Aveirense.

Programou e realizou, em conjunto com outros elementos do “Sem Rede” um trabalho de animação de rua para o “Dia da Cidade sem Carros” em 22 de Setembro de 2000.

Fez parte do júri do festival da canção de Eixo em 2000.

Em Dezembro de 2000 e no seio do “Sem Rede” integra o grupo criador e o elenco da peça para crianças “Família Feliz”, tendo sido responsável pela história. Foram realizados 9 espectáculos em Aveiro.

Em Junho de 2001 preparou, juntamente com ZéTó Rodrigues , um espectáculo intitulado ‘O João Pestana dos Sete Instrumentos’, baseado numa história de Hans Christiensen Andersen. O espectáculo pretendeu ser fortemente interactivo com o público infantil e conjugar o teatro com músicas e canções. Foram realizados cerca de 20 espectáculos no distrito de Aveiro.

De Abril a Maio de 2001, realizou o I Curso de Iniciação à Expressão Dramática na ACAV- Associação de Arte e Cultura de Aveiro.

De Junho a Julho de 2001, realizou o II Curso de Iniciação à Expressão Dramática na ACAV- Associação de Arte e Cultura de Aveiro.

Em Junho de 2001 preparou um pequeno espectáculo para ser realizado pelas crianças do ATL da ACAV intitulado ‘Alice no País das Maravilhas’.

Em Setembro de 2001 preparou uma animação de rua para o Dia da Cidade Sem Carros em Aveiro, em que actuaram elementos da ACAV do curso de Expressão Dramática.

De Outubro a Dezembro de 2001, realizou um Curso de Iniciação à Expressão Dramática na casa da Juventude de Aveiro.

Em Novembro e Dezembro de 2001 escreve a peça infantil ‘A História de Papiniano e do Pirata Torniquete Malagueta’ que foi representada em Dezembro de 2001 pelo CETA – Circulo Experimental de Teatro de Aveiro e em Dezembro de 2002 pelo grupo de Teatro da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, ambos com encenação de Joaquim Vargas.

De Outubro a Dezembro de 2002, realizou o I Curso de Aperfeiçoamento de Expressão Dramática intitulado ‘Dramatizar a Poesia’ na ACAV, Associação de Arte e Cultura de Aveiro. O trabalho final foi apresentado no Instituto da Juventude de Aveiro, em Junho de 2004.

Ao longo de 2003 encenou uma peça no CETA – Circulo Experimental de Teatro de Aveiro, com o título ‘Uma Tricana no Espaço’, a partir de um texto da sua autoria, com contribuições de Bernardo Santareno, António Gedeão e Rosa Maria Oliveira.

De Abril de 2004 a Julho de 2004 realizou o II Curso de Aperfeiçoamento de Expressão Dramática intitulado ‘O corpo, a música e o resto’, na Associação de Arte e Cultura de Aveiro. O trabalho final foi apresentado no Instituto da Juventude de Aveiro, no dia 4 de Julho de 2004.

Em Fevereiro de 2005 participou no workshop ‘Danças Sevilhanas’ organizado pela ACAV, com a formadora Helena, do Grupo de danças sevilhanas de Lisboa.´

De Março a Abril de 2005 participou no workshop ‘Fotografia – Meio e Processos’ orientado por Manuel Teixeira, organizado pela ACAV, Associação de Arte e Cultura de Aveiro.

De Setembro de 2005 a Novembro de 2005, encenou a peça ‘Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles’ da autoria de Sérgio Godinho, no CETA – Círculo experimental de teatro de Aveiro.

De Maio ao de 2006 a Junho de 2006 orientou um Curso de Expressão Dramática na ACAV, Associação de Arte e Cultura de Aveiro que originou um espectáculo final com o título: ‘How Beautiful Can a Being Be’, representado no CETA em Junho de 2006.

De Setembro de 2006 a Novembro de 2006, encenou a peça ‘Agustina e a Felicidade’, um texto da sua autoria, no CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro.

De Setembro de 2007 a Novembro de 2007, encenou a peça ‘Polegarzinho’, de João Paulo Seara Cardoso no CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro.

De Janeiro de 2008 a Junho de 2008, orientou um Curso de Expressão Dramática na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que originou um espectáculo final com o título: ‘Lembras-te Bárbara’, representado no CETA em Junho de 2007.

De Janeiro de 2009 a Junho de 2009, orientou um Curso de Expressão Dramática na Musa - Escoal de Música e Artes de Aveiro, que originou um espectáculo final com o título: ‘Shake, Shake, Shake’, representado no Teatro Aveirense em Abril de 2009 e no CETA em Junho de 2009.

De Setembro de 2009 a Novembro de 2009, encenou a peça ‘Mulheres’ levada à cena no CETA, espectáculo concebido a partir de textos de vários autores.

De Janeiro de 2010 a Junho de 2010 orientou um Curso de Expressão Dramática na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que originou um espectáculo final com o título: ‘O Capuchinho Vermelho’.

Orientou um Curso de Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, para a audição Final de 2011, com o título: ‘O Teatro foi à Rádio e pediu um Disco’.

Encenou a peça "Ó Diabo" a partir de "O Auto dos Moliceiros" de Mario Castrim do livro "Contar e Cardar", levada à cena pelo CETA, em 2011. 

Encenou a peça "O Rapaz Bicicleta - uma história de amor", uma história de sua autoria, levada à cena pelo CETA, em 2011. Esta história foi mais tarde publicada com o apoio do CETA e do INATEL.

Orientou um Curso de Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, para a audição Final de 2011, com o título: ‘Momentos de Teatro’.

Orientou um Curso de Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que deu origem ao espetáculo, no final de 2013: 'A machada, machadinha do José e da Joaquina'.

Encenou a peça "O Incrível Sonho do Rapaz Bicicleta", uma história de sua autoria, no final de 2013, levada à cena pelo CETA.

Orientou um Curso de Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que deu origem ao espetáculo, no final de 2014: 'A Magia do Teatro'.

Orientou uma classe de teatro para crianças na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro durante o ano de 2015, que entre vários pequenos espetáculos e atuações apresentou no GRETUA o espetáculo final 'Ulisses do outro lado do Espelho', um texto da sua autoria.

Iniciou a formação da classe para adultos 'Teatrália' que apresentou um primeiro espetáculo no biscoito no dia mundial do teatro de 2015.

Orientou uma classe de teatro para crianças tendo a mesma classe apresentado um espetáculo, 'A história de Ira', criação coletiva, sua e das crianças, por ocasião do Halloween, em 2015

Em 2015 orientou a turma de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final da escola, intitulada ‘Musas’.

Em 2016 orientou a turma de adultos na preparação e apresentação de um espetáculo no dia mundial do teatro.

Participou como atriz na Peça ‘Sete Pecados Capitais’ da autoria de Graça Morais, que esteve em cena no CETA de fevereiro a abril de 2016.

Em 2016 escreveu uma peça para a turma de adultos intitulada ‘As musas do Farol’ que foi representada no Gretua em julho de 2016 e no Ceta em Outubro de 2016.

Em 2016 orientou a turma de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final da escola, intitulada ‘Cartoons’.

Encenou a peça “Agustina e a Felicidade” em novo formato, que esteve em cena no CETA de dezembro de 2016 a janeiro de 2017.

Em 2017 orientou a turma de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final da escola, intitulada ‘Heroes’.

Em 2017, orientou a classe de crianças na preparação e representação das peças ‘A Barafunda’ de Afonso Cruz e a ‘Cinderela’, de João Paulo Seara Cardoso, no Ceta.

Em 2017 escreveu uma adaptação da peça Peer Gynth de Ibsen, e encenou essa mesma peça tendo sido representada pela classe de Teatro de adultos no Gretua em julho de 2017 e na Efémero em novembro de 2017.

Em 2018 orientou a turma de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final da escola, intitulada ‘o Mar’.

Em 2018 orientou a criação coletiva da turma de adultos intitulada ‘POP-Que estrada é esta?’, que foi representada no Gretua em julho de 2018 e foi representada na Efémero em 12 de outubro de 2018.

Em 2018 orientou a criação coletiva da turma de crianças e jovens, a partir do tema da agressão na escola, que foi representada no Gretua em julho de 2018.

Preparou um espetáculo comemorativo dos 50 anos do CETA que foi apresentado em março de 2019 no CETA, utilizando uma composição de peças em que participou no CETA, de diversas formas.

Em 2019 orientou a turma de crianças na preparação de pequenos sketches de teatro para a audição final da escola, intitulada ‘Lua’.

Em 2019 orientou a criação coletiva da turma de crianças e jovens, na peça ‘Alice do outro Lado do Espelho’ de Louis Carrol que foi apresentada na Efémero em 28 e 29 de julho de 2018.

Em 2019 orientou a turma de adultos na peça ‘Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny’ de Bertold Brecht que foi apresentada na Efémero em 5 e 6 de julho de 2019.

Em 2019 apresentou a peça ‘Alexandrina, um Lugar Comum’, um texto de sua autoria, encenado e representado por si, como projeto final de mestrado em Artes Cénicas, especialidade em Interpretação e Direção Artística e que foi apresentado na Efémero nos dias 13 e 14 de setembro de 2019.