Atividade de formação atualmente realizada na:
MUSA – Escola de Música e Artes de Aveiro
Teatro e Expressão
Dramática para a Infância e Juventude
Formador: Ana Salgueiro (anasalgueiroteatro.blogspot@com)
Aulas para crianças (Dos 6 aos 12 anos) : Sábados das
12:15 horas às 13:15 horas (passível de alteração).
Aulas para jovens (adolescentes - dos 12 aos 18 anos): Sextas-feiras das 19:00 horas às 20:00 horas. (1ª aula dia 31 de Outubro)
Ver fotos abaixo, com imagens de alguns dos cursos de formação referidos.
Ver fotos abaixo, com imagens de alguns dos cursos de formação referidos.
Objetivos:
Proporcionar às crianças e jovens
uma aprendizagem diferente de si mesmos e dos outros, no contexto de um
trabalho artístico que, apesar de ser realizado em grupo, pretende apoiar e
desenvolver as características específicas de cada aluno. Neste processo
pretende-se também ajudar os jovens a encontrar as suas melhores qualidades e a
colocá-las ao serviço da sua progressão.
Este tipo de trabalho ajuda a criança e o jovem, preparando-o para a sua vida pessoal, escolar e profissional, onde vive permanentemente integrado em diversos grupos e equipas. Para os jovens que pretendam seguir uma vida profissional nestas áreas, a escola ajuda também na preparação das provas.
Este tipo de trabalho ajuda a criança e o jovem, preparando-o para a sua vida pessoal, escolar e profissional, onde vive permanentemente integrado em diversos grupos e equipas. Para os jovens que pretendam seguir uma vida profissional nestas áreas, a escola ajuda também na preparação das provas.
Metodologia:
O trabalho segue a estrutura pedagógica de outros trabalhos relacionados com expressão dramática, mas acrescenta espaço para o trabalho criativo, individual e coletivo.
O ambiente lúdico e criativo em que estes processos se desenvolvem permite que estas aprendizagens se efetuem de uma forma sólida e duradoira, mas simultaneamente divertida e acolhedora.As aulas compõem-se de quatro
partes essenciais, ligeiramente diferenciadas na estrutura e conteúdos de
acordo com o escalão etário da turma:
1. Exercícios de aquecimento e de preparação física, assim como de descontração e realaxamento. Destinam-se a garantir as condições ideais
em termos de energia, calma e relaxamento, necessárias ao desenvolvimento das
aulas.
2. Aprendizagem de técnicas
básicas de voz e expressão corporal para melhorar o desempenho na atividade teatral, mas que também são úteis nas outras atividades da criança e do jovem.
3. Exercícios de improvisação a partir de propostas do professor e dos alunos, estimulando a
capacidade de reação e diluindo o medo de estar em grupo e confrontar o grupo.
Exercícios desenvolvidos num ambiente lúdico e divertido, onde todos tenham a hipótese de se afirmarem enquanto
indivíduos no contexto do grupo.
4. Preparação de um espetáculo a
partir de um projeto inicial, em torno de um texto dramático existente e/ou
criação de um espetáculo de raiz, criação do grupo.
Trabalho por objetivos - os espetáculos:
Os alunos terão a oportunidade de
participar em vários trabalhos ao longo do ano, com espaço dado à sua natural
capacidade criativa, mas com acompanhamento próximo do orientador.
Estes espectáculos irão interagir
com as valências da escola em termos de ensino da música, procurando, também
desta forma, fazer a diferença. Não se pretendendo que sejam espetáculos
musicais, considera-se que a música tem um papel importante no teatro, sendo um
campo importante de pesquisa e desenvolvimento de projetos para esta escola. No entanto, as crianças e jovens que participam não necessitam de saber música ou tocar um instrumento.
Sobretudo no grupo de jovens,
coloca-se a hipótese de elaborar um espetáculo sobre uma banda ou sobre um tipo
de música, que seja consensual e do interesse do grupo.
Ao longo do ano são reunidos diversos
textos da dramaturgia especialmente dedicada às crianças e aos jovens (ou que
possa ser adaptada para se adequar às suas idades) e onde a música também
desempenhe um papel importante.
A participação nestes trabalhos
finais em termos de exposição ao público não é obrigatória, podendo os alunos
escolher outras formas de acompanhar o trabalho sem serem excluídos. Podem
participar na preparação dos textos, da música, dos figurinos, da escrita ou do
cenário, aprendendo a difícil arte de montar um espetáculo (um projeto) em
grupo, onde todos são necessários e incluídos.
Cursos de formação já realizados
- Em Outubro de 1999 participa no projecto da Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro para o ano de 1999/2000, elaborando o capítulo referente a “formação”.
- De Abril a Maio de 2001, realizou o I Curso de Iniciação à Expressão Dramática na ACAV- Associação de Arte e Cultura de Aveiro.
- De Junho a Julho de 2001, realizou o II Curso de Iniciação à Expressão Dramática na ACAV- Associação de Arte e Cultura de Aveiro.
- Em Junho de 2001 preparou um pequeno espectáculo para ser realizado pelas crianças do ATL da ACAV intitulado ‘Alice no País das Maravilhas’.
- Em Setembro de 2001 preparou uma animação de rua para o Dia da Cidade Sem Carros em Aveiro, em que actuaram elementos da ACAV do curso de Expressão Dramática.
- De Outubro a Dezembro de 2001, realizou um Curso de Iniciação à Expressão Dramática na casa da Juventude de Aveiro.
- De Outubro a Dezembro de 2002, realizou o I Curso de Aperfeiçoamento de Expressão Dramática intitulado ‘Dramatizar a Poesia’ na ACAV, Associação de Arte e Cultura de Aveiro. O trabalho final foi apresentado no Instituto da Juventude de Aveiro, em Junho de 2004.
- De Abril de 2004 a Julho de 2004 realizou o II Curso de Aperfeiçoamento de Expressão Dramática intitulado ‘O corpo, a música e o resto’, na Associação de Arte e Cultura de Aveiro. O trabalho final foi apresentado no Instituto da Juventude de Aveiro, no dia 4 de Julho de 2004.
- De Maio ao de 2006 a Junho de 2006 orientou um Curso de Expressão Dramática na ACAV, Associação de Arte e Cultura de Aveiro que originou um espectáculo final com o título: ‘How Beautiful Can a Being Be’, representado no CETA em Junho de 2006.
- De Janeiro de 2008 a Junho de 2008, orientou um Curso de Expressão Dramática na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que originou um espectáculo final com o título: ‘Lembras-te Bárbara’, representado no CETA em Junho de 2007.
- De Janeiro de 2009 a Junho de 2009, orientou um Curso de Expressão Dramática na Musa - Escoal de Música e Artes de Aveiro, que originou um espectáculo final com o título: ‘Shake, Shake, Shake’, representado no Teatro Aveirense em Abril de 2009 e no CETA em Junho de 2009.
- De Janeiro de 2010 a Junho de 2010 orientou um Curso de Expressão Dramática na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que originou um espectáculo final com o título: ‘O Capuchinho Vermelho’.
- Orientou um Curso de Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, para a audição Final de 2011, com o título: ‘O Teatro foi à Rádio e pediu um Disco’.
- Orientou um Curso de Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, para a audição Final de 2011, com o título: ‘Momentos de Teatro’.
- Orientou um Curso de Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que deu origem ao espetáculo, no final de 2013: 'A machada, machadinha do José e da Joaquina'.
- Orientou um Curso de Teatro na Musa - Escola de Música e Artes de Aveiro, que deu origem a um espetáculo, no final de 2014:
- Algumas imagens dos cursos de formação realizados na ACAV: