Ana Salgueiro Teatro - Aveiro

domingo, 14 de setembro de 2014

'MULHERES' - CETA, 2009

Este foi um trabalho que adorei, no querido CETA.

Nove (9) mulheres em cima de um palco. Cada uma um pequeno monólogo, ou poema, ou canção, dito na primeira pessoa, mas escrito por um homem  (excepto a canção da PJ Harvey e um texto de uma desconhecida). Jacinto Lucas Pires, Samuel Becket, Pedro Eiras, Vinicious de Moraes, Chico Buarque e Osvaldo Montenegro. Mais uma vez o Fernando Nazaré, professor da MUSA - Escola de Música e Artes de Aveiro, deu uma ajudinha, gravando a base da música da PJ Harvey que a Fátima Camões cantou. O Luis Ribeiro, também da MUSA ajudou na restante sonolastia, juntamente com o Samy.

As actrizes:

Ana Salgueiro
Anabela Lopes
Ana Tavares
Carla Leandro
Fátima Camões
Joana de Matos
Kelly Varela
Olga Tavares
Paula Ribas

Tudo se passava durante um acampamento, entre um grupo de amigas. Entre o sonho e a realidade.

Peguei nos textos e construí um pequeno enredo, que ligou os momentos isolados de cada uma.

Mas todas colaboraram, nas soluções, nas coreografias. Foi um trabalho colectivo, entre nove (9) mulheres. Só isso foi OBRA, acreditem.

E são todas mulheres fantásticas, porque únicas, porque imensas, cheias de garra, valentes. 
E cheias de defeitos, todas.

Seja como for, absolutamente LINDAS.



















Foi um gosto, gostava de voltar a fazer algo semelhante, mas diferente. 


Roubando ao texto:

" Afinal somos todas tão iguais, com tanto para dizer, mas que não dizemos, tanto lugar-comum e incomum onde, quem sabe, um dia iremos, tantas histórias que não iremos partilhar convosco, tantos desejos e tantos medos que não confessamos e tantos gritos atravessados na boca. Recordações. Danças para suavizar o cinzento de alguns dias. Todas nós. Para já o que temos são pedaços, momentos e nada mais. E esse nada mais é o todo infinito que guardamos na palma da nossa mão. Até qualquer dia". 

Vejam o video no link, uma colagem das fotografias do Samy (Julio Lemos) e das músicas que foram selecionadas para a peça. 

VIDEO:

Sem comentários:

Enviar um comentário