Ana Salgueiro Teatro - Aveiro

domingo, 7 de setembro de 2014

Vaidade

Segundo o Al Pacino, no extraordinário papel que desempenha no filme 'Advogado do Diabo´ (aliás toda a cena, de que este bocadinho é apenas um excerto, é extraordinária) e tal como reforça na cena que encerra o filme: 'a vaidade é o meu pecado favorito'.

Pudera, nenhum de nós escapa. Todos gostamos de ter algum destaque, de ser fotografados, que nos digam que somos bons, que fizemos bem. Todos.

Esta foto foi tirada pelo Manuel Teixeira, aqui uma cópia do polaroid original que ele fez, para o programa da peça 'Crash' do GRETUA (1993), encenada pelo João Brás. Foi representada no pátio interior do CIFOP. 

Eu fazia um papel mínimo aqui. A aprender o meu amor ao Teatro. Não interessa o tamanho do papel, interessa estar lá, estar envolvido, colaborar, ser útil. Respeitar os outros. Elogiá-los, incentivá-los

É esta a redenção da nossa vaidade natural. Aprender a humildade. Respeitar os outros, de coração, ser leal. Uma mão lava a outra. A lei das compensações. Exercito-o todos os dias. E mesmo assim continuo a ser vaidosa com as coisas que sinto que faço bem. 

E mesmo assim, mesmo com um papel pequenino, tive direito a ter uma foto bonita que registou um momento alto da minha vida, jovem, muito jovem.

Claro que fico vaidosa, muito. Lembro-me o que pensei na altura que se deu o 'click'. Mas isso não posso revelar. É só meu ;) (lá está, vaidade!).  


Sem comentários:

Enviar um comentário