Ana Salgueiro Teatro - Aveiro

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Teatro e Expressão Dramática para crianças

Quando as crianças chegam às aulas de teatro e expressão dramática, a sua carga de Barbies e Hulks e desenhos animados 'super hiper mega' é enorme. Quanto a mim, não nos devemos esquecer de duas coisas: que essa é a sua 'realidade' do dia-a-dia  e que o actor é sempre vaidoso a partir do momento que está a representar para um público. Assim, todo o trabalho gira em torno da criação de novas capacidades na criança, usando a sua imensa imaginação, capacidade de brincar, e, mais do que se imagina, capacidade de abstração. Desconstroi-se o corpo de todos os dias, que se comporta sempre da mesma maneira, para personificar objetos, outros animais, sensações, sentimentos, situações perigosas e no limite da sobrevivência. É surpreendente a forma como as crianças se entregam a este tipo de estímulos, sem resistências. Aprende-se a trabalhar em grupo e a respeitar todos os outros e as suas diferenças - e essa é a parte mais difícil. Aprende-se uma certa humildade que não é subserviência mas sim respeito pelos outros. A aprendizagem surpreende depois de algum tempo. Esperar a sua vez, pacientemente (ou impacientemente, tanto faz, interessa é que espere), elogiar o trabalho do outro, ajudar o outro no seu trabalho, expor uma ideia com os objetos disponíveis, cantar e dançar se for preciso, desenvolver um projeto e um método de trabalho. As crianças vão ficando dependentes de um trabalho-divertimento que, a pouco e pouco,as ajuda nas outras coisas da vida. Para além deste trabalho mais metódico e técnico, dá-se-lhes todo o lastro para criar, para expor as suas ideias, para lançar ideias de projeto, para misturarem realidade e ficção nas suas histórias. O adulto que as orienta aprende imenso com elas, absorve o deslumbramento inicial que vai perdendo ao longo da vida. E para adornar esta experiência, dá-se-lhes momentos de absoluta descontração e liberdade de movimentos, e a sensação de estar numa aula, diferente das outras, onde se podem sentir livres. Funciona na perfeição enquanto aquecimento para a aula e ajuda-as a acalmar e a estruturarem-se mentalmente e fisicamente. Estas fotos são de alguns desses momentos de preparação. A verdade é que quando chega o momento de 'brilharem' em palco, há qualquer coisa que está diferente do início, a começar pela consciência de que há 'outros' em cima do palco, ali ao lado.















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