Ana Salgueiro Teatro - Aveiro

terça-feira, 9 de setembro de 2014

O RAPAZ BICICLETA - CETA 2012/2013

O Rapaz Bicicleta é uma história que escrevi e encenei, e que foi representada no CETA nos anos de 2012/2013.

Depois, o CETA apoiou a publicação de um livro ilustrado para crianças, baseado na peça. A Cláudia Alexandrino e a Maria Pinho ilustraram. O livro contém um CD-Rom com a peça em formato de teatro radiofónico (mais resumido do que a peça original) e fotografias da representação. O teatro radiofónico foi gravado na MUSA - Escola de Música e Artes de Aveiro (sabiam que a escola tem um estúdio de gravação?).

As músicas de que todos gostaram, foram compostas pelo Fernando Nazaré, um dos professores (de guitarra) da MUSA.

Entraram nesta peça vários amigos queridos. A Cláudia Alexandrino que fazia de Boneca e de Espantalho (a Boneca disfarçada), a Catherine Oliveira e a Fátima Camões que faziam de narradores (muito expressivos/as), o Zé Albergaria que fazia de Rapaz Bicicleta (à procura da sua bicicleta e da sua boneca), o Sérgio Bento que fazia de Japchês (mistura entre Japonês e Chinês, um verdadeiro sábio), o Mané Sanches que fazia de Cavaleiro Do Espaço (um louco deslumbrado), a Paula Ribas que fazia de sua esposa, a Avozinha Radical (ainda mais louca que ele, mas muito desportista), e a Ana Tavares que fazia de Cantora Lírica (e que cantora).

O Samy apoiou com as fotos e a sonoplastia, e o Emanuel e o Vasco com as luzes e demais cenário.

Este último mês de março (2014) houve vários espetáculos em escolas a convite das bibliotecas escolares, com leituras encenadas da peça, os actores e actrizes em 'carne e osso', as músicas, uma animação.

Também foi representado em livrarias, feiras do livro e outros locais.

E a gravação do teatro radiofónico em estúdio? É tão divertido! Um domingo de riso, do princípio ao fim. Mas muito mais difícil de realizar do que parece.

Foi um projeto em que todos se empenharam e foi muito bonito. Obrigada.

Enfim. O trabalho para crianças que eu mais gostei de fazer, não só porque, à semelhança de outros que fiz é igualmente para adultos, mas também porque este saíu diretamente do coração, de rajada.

O Rapaz constrói uma bicicleta peça por peça durante a peça. Peças à parte, também nós na nossa vida. E no final o que interessa? Love, love is all you need.

Também juntei aqui a minha principal motivação na área dos transportes , a promoção de uma mobilidade sustentável onde a bicicleta possa desempenhar um papel fundamental, pelas suas características únicas: não poluente, ágil, veloz, na qual "...podemos ouvir os barulhos do vento ou do mar, consoante a nossa localização....".

Com bicicletas, as cidades ficam mais bonitas, cheias de histórias para contar. E por contar.










































Sem comentários:

Enviar um comentário